189 novas cidades do Nordeste autorizadas para 5G; conheça o cronograma da Anatel

A Anatel liberou o uso da faixa de 3,5 GHz para 5G em mais 189 cidades no Nordeste, expandindo o potencial da conexão para municípios da Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A partir de 4 de novembro, as operadoras Claro, TIM, Vivo e Brisanet poderão iniciar a instalação das redes nessas regiões, que incluem tanto cidades maiores quanto áreas rurais mais remotas. Bora entender melhor essa história?

Pois é, apesar da autorização, a liberação imediata do sinal 5G depende agora das próprias operadoras. Após a instalação de antenas, que seguirá critérios próprios e acordos feitos durante o leilão do 5G, as empresas escolherão onde implantar o serviço de acordo com o cronograma da Anatel. Esse cronograma prevê a expansão gradual do 5G, com prazos que variam conforme a densidade populacional das regiões. Vale lembrar, por exemplo, que até julho de 2024, está prevista uma antena 5G para cada 30 mil habitantes nas capitais e no Distrito Federal.

Além disso, a Anatel prorrogou o prazo para a distribuição gratuita de kits para migrar de parabólicas na banda C analógica para aparelhos compatíveis com a TV aberta via satélite na banda Ku, agora até 29 de junho de 2025. Para mais informações, acesse o portal Siga Antenado para verificar a elegibilidade do kit gratuito.

Gustavo Roma

Redator apaixonado pelo mundo da tecnologia e jogos online, principalmente MMORPGs.