Subsidiária da HP, a Compaq foi estabelecida em 1982 como uma fabricante focada em atender o público que busca um notebook de entrada ou uso doméstico, oferecendo um preço acessível. O modelo de notebook Compaq Presario 420 possui atualmente diversas variações, mantendo sempre a base com seu acabamento padrão, aqui vamos focar no modelo 425 que vem equipado com um processador Pentium™ N3700 com 4GB de memória RAM e 500GB de armazenamento HD.
O Compaq Presario 420 traz um acabamento todo em plástico cinza, simples e não tão deslumbrante como modelos um poucos mais caros, afinal em seu chassi aparecem todos os parafusos utilizados para fechar o dispositivo. Quando o abrimos, nos deparamos com uma tela de 14″ polegadas com resolução HD e tecnologia LCD que torna o notebook um dispositivo compacto, além do teclado padrão brasileiro. Partindo para sua configuração, vale ressaltar que a sua memória RAM é integrada e oferece um desempenho muito inferior do esperado até para uso doméstico. Entretanto, podemos citar como qualidades deste notebook a bateria com autonomia de até 5 horas e o peso de apenas 1,3kg.
Especificações Técnicas
Processador Intel Pentium
Windows 10 Home
Intel HD Graphics
HD 500GB
Memória onboard até 4GB DDR3L-1600
Tela LCD 14″, widescreen, (1366×768) HD com tecnologia LED
Teclado ABNT2 português com 83 teclas
Bateria 2 células de 35Wz com autonomia de até 5 horas
Webcam HD
Peso 1,3kg
Espessura 17,9mm
Vale a pena comprar um Compaq Presario 420?
Se você está se perguntando se vale a pena ainda comprar um Compaq Presario 420 responderemos rapidamente que não. A explicação é que há outros modelos mais atrativos e que oferecem uma melhor performance nesta faixa de preço de notebook até 1200. Além disso, muitos dos componentes presentes neste dispositivo estão extremamente ultrapassados o que faz este notebook ser considerado um produto muito fraco até mesmo para tarefas simples, como acessar o navegador ou ver um vídeo no Youtube por exemplo. E se você pensa em jogar jogos leves, como Free Fire, também procure outro notebook, o Compaq estará longe de rodar qualquer tipo de jogo.