Lista de aparelhos tv box bloqueados pela Anatel

Lista de aparelhos tv box bloqueados pela Anatel

Você quer saber quais são os aparelhos TV Box que foram bloqueados pela Anatel? Então, confira este post informativo que explica o que são esses dispositivos, por que eles são ilegais e quais modelos foram afetados pela medida da agência reguladora.

O que são TV Box?

TV Box são aparelhos que permitem transformar uma TV comum em uma Smart TV, conectando-se à internet e oferecendo acesso a aplicativos de streaming, jogos, redes sociais e outros conteúdos online. Alguns desses dispositivos, porém, vão além dessa função e conseguem decodificar sinais fechados de TV por assinatura, exibindo aos usuários canais pagos sem autorização das operadoras. Esses aparelhos são conhecidos popularmente como “gatonet” e são considerados ilegais pela Anatel.

Por que TV Box são ilegais?

A Anatel considera que os aparelhos TV Box que decodificam sinais de TV por assinatura sem autorização cometem cinco infrações: uso de equipamento não homologado, transmissão clandestina de telecomunicações, uso indevido do serviço de TV por assinatura, prejuízo à ordem econômica e à concorrência e risco à segurança cibernética. Além disso, esses dispositivos podem trazer danos aos consumidores, como exposição a vírus e malwares, roubo de dados pessoais e financeiros, baixa qualidade de imagem e som, falta de assistência técnica e garantia, entre outros.

Quais TV Box foram bloqueados pela Anatel?

A Anatel não divulgou uma lista oficial dos modelos de TV Box que foram bloqueados, mas estima-se que cerca de 5 milhões de aparelhos clandestinos tenham sido afetados pela medida da agência. Segundo reportagens publicadas na internet , alguns dos dispositivos mais populares que foram bloqueados são:

  • MXQ 4K
  • MX9
  • MX10
  • MXQ Pro 4K
  • TX2
  • X96 Mini
  • H96 Max
  • A95X F3
  • Mecool KM3
  • Mecool KM9

Como saber se o seu TV Box é homologado pela Anatel?

Para saber se o seu TV Box é homologado pela Anatel, ou seja, se ele tem a certificação da agência que garante a sua qualidade e segurança, você pode consultar o site da Anatel ou o aplicativo Anatel Consumidor. Basta digitar o número do código de homologação, que geralmente fica na parte traseira do aparelho ou na embalagem, e verificar se ele está registrado no sistema da agência. Se o código não for encontrado ou se o aparelho não tiver um código, significa que ele não é homologado e pode ser bloqueado a qualquer momento.

Quais são os modelos de TV Box homologados pela Anatel?

A Anatel também não divulgou uma lista completa dos modelos de TV Box homologados, mas alguns exemplos de dispositivos que têm a certificação da agência são:

  • Fire TV Stick, da Amazon;
  • Smart Box Android TV Intelbras IZY Play;
  • Receptor de TV Elsys;
  • Aquário STV-2000;
  • Smart TV Box Multilaser NB103.

Esses são alguns dos aparelhos TV Box bloqueados pela Anatel e as formas de saber se o seu dispositivo é legal ou não. Esperamos que este post tenha sido útil para você. Se você gostou, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário abaixo.

Máiron Vieira

Adepto de Computadores e Notebooks desde quando teve o seu primeiro acesso a um aos 6 anos de idade, um PC com Windows 95 que rodava Coelho Sabido e Swat 3. Desde lá, acompanha o mundo da tecnologia, onde se tornou especialista em Notebooks, Computadores, Monitores e Teclados Gamers. Juntou toda essa experiência com o passa tempo de jogos MMORPG, onde iniciou com Tibia em 2005, mas teve acesso a jogos também como Gunbound, para criar o Blog GAMIWORK. Desde 2019 possui expertise em tecnologia e análises de produtos. E-mail: mairon@gamificationofwork.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *