Melhor Monitor para trabalhar com imagens (2023)

O monitor é um dos componentes mais importantes de um computador, principalmente para quem trabalha com imagens. A qualidade da imagem que você vê no monitor influencia diretamente o resultado final do seu trabalho. Por isso, escolher o monitor certo para trabalhar com imagens é fundamental. Mas com tantos modelos e marcas diferentes no mercado, pode ser difícil saber qual é o melhor para você. Sabendo disso, neste artigo vamos mostrar algumas dicas para escolher o monitor certo para trabalhar com imagens. Abordaremos os seguintes tópicos:

Tamanho da tela

Atualmente o tamanho da tela mais popular é 21.5 polegadas em monitores para computadores e 15.6 polegadas para notebooks. Entretanto, existem diversos outros tamanhos que valem ser destacados, como 24″, 27″ e 32″ polegadas que podem ser encontrados em monitores. Qual o tamanho ideal para o seu monitor? Isso depende do seu espaço disponível, do tipo de trabalho que você faz e da sua preferência pessoal. Se você tem muito espaço disponível, pode optar por um monitor maior para obter uma melhor e ampla experiência visual. Se você faz muito trabalho com texto ou planilhas, um monitor menor pode ser suficiente. E se você assiste a muitos vídeos ou joga jogos, um monitor widescreen pode ser a melhor escolha. Mas no caso especifico de um monitor para trabalhar com imagens, recomendamos os Widescreen ou Ultra Widescreen, pela amplitude que permite uma maior produtividade ao editar imagens.

Resolução

Dependendo do tamanho da tela as resoluções podem ser diferentes. Por exemplo, se o tamanho da tela for de 17 ou 19 polegada, a resolução da tela costuma ser entre 1400×900 a 1600×800. Já telas com 21.5 polegadas costumam ter as resoluções chamadas Full HD, ou seja, 1920×1080 pixels.

Tecnologia do Painel imagem Led

Os monitores possuem telas que apresentam diversas tecnologias, entre elas podemos destacar o IPS, VA e TN, cada um com suas particularidades e ideal para atender diferentes objetivos. Para quem busca um monitor para trabalhar com imagem já adiantamos que a tecnologia que melhor irá atendê-lo é o IPS. Basicamente, podemos simplificar cada tecnologia como:

Painel IPS (In-Plane Switching): Oferece imagens nítidas e cores precisas de vários ângulos de visualização, mas pode ter um tempo de resposta um pouco mais lento do que outros tipos de painéis.

Painel VA (Vertical Alignment): Oferece imagens de alta qualidade e contraste, mas pode ter uma distorção de cor em ângulos de visualização mais amplos.

Painel TN (Twisted Nematic): Oferece tempos de resposta mais rápidos, mas as imagens podem ter uma qualidade inferior e as cores podem ser menos precisas em comparação com outros tipos de painéis.

🏆1 – Monitor LG Ultrawide 26WQ500-B – para quem busca custo-benefício

monitor para trabalhar com imagens

Baseado nas informações acima, nossa primeira indicação de melhor monitor para trabalhar com imagens ficou para o imponente Monitor Ultrawide LG 26WQ500-B, um aparelho que traz uma tela de 26 polegadas e oferece o melhor custo-benefício. Pois, traz um painel de excelente qualidade com tecnologia IPS Full HD Plus com recursos de aprimoramento de imagem como o HDR10 que ressalta o preto para trazer imagens ainda mais nítidas. O painel IPS sRGB 99% é o responsável por oferecer uma imagem com excelente ângulo de visão em 175 graus com visual vislumbrante com cores vibrantes. Ou seja, em apenas um monitor você garante diversos recursos que trazem uma imagem com cores fidedignas, algo realmente importante para quem busca um aparelho para trabalhar com imagens. Vale deixar claro, que apesar do monitor ser ultrawide, a resolução proporciona nitidez poder ter o dobro a mais de pixel que o tradicional Full HD, ou seja, em vez de apenas 1920×1080 pixels, este monitor dispõe de 2560×1080 pixels.

[amazon box =”B0BLZFR2H8″]

2 – Monitor LG Ultra HD 4K 32UN500 31.5″ – para quem busca melhor imagem

monitor_trabalhar_com_imagens

Agora se você busca um monitor para trabalhar com imagens que apresente a imagem com melhor qualidade possível, nossa indicação fica para o Monitor LG Ultra HD 4K que além de trazer os recursos de aprimoramento de imagem vistos em nossa primeira indicação, traz uma resolução de tela com 4x mais pixels para apresentar uma imagem extremamente nítida. É possível notar a diferença da qualidade da imagem facilmente ao utilizar este monitor, seja para trabalho profissional com tratamento de imagens, ou até mesmo para entretenimento ou ver vídeos no Youtube em 4K (3840×2160). Tudo fica ainda melhor com o painel de 31.5, ou seja, realmente muito ampla, ideal para visualização de trabalhos com qualidades 4K, além de proporcionar uma visão imersiva se você utilizá-lo para assistir filmes ou até mesmo jogar. Vale ressaltar, que as cores intensas são proporcionadas pelo DCI-P3 90% e HDR10.

[amazon box =”B0931Q8755″]

3 – LG Monitor UltraGear UHD 27″  – para quem busca meio termo

monitor ultra gear imagem

Por fim, outra opção que é um meio termo entre qualidade e preço para quem busca um monitor para trabalhar com imagens ficou para o incrível Monitor LG27GN800 QUHD que traz diversos recursos de aprimoramento de imagem, incluindo MagicBright e uma resolução de imagem QHD com 2560×1440 pixels. Não muito o que se falar, apesar da imagem não chegar ao nível das primeiras opções, o monitor LG27GN800 traz um painel IPS que garante uma imagem com visual vislumbrante e cores vivas.

[amazon box =”B08LLD2QXJ”]

 

Máiron Vieira

Máiron Vieira

Adepto de Computadores e Notebooks desde quando teve o seu primeiro acesso a um aos 6 anos de idade, um PC com Windows 95 que rodava Coelho Sabido e Swat 3. Desde lá, acompanha o mundo da tecnologia, onde se tornou especialista em Notebooks, Computadores, Monitores e Teclados Gamers. Juntou toda essa experiência com o passa tempo de jogos MMORPG, onde iniciou com Tibia em 2005, mas teve acesso a jogos também como Gunbound, para criar o Blog GAMIWORK.Desde 2019 possui expertise em tecnologia e análises de produtos.E-mail: [email protected]

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      GAMIWORK
      Logo