Na última quinta-feira, 04 de maio, a Nvidia realizou um evento para lançar oficialmente as novas placas de vídeo GeForce RTX Série 40 para notebooks no Brasil. As GPUs dedicadas foram reveladas pela primeira vez durante a CES 2023, em janeiro deste ano, e chegam ao país com produção local em menos de 6 meses desde seu anúncio internacional.
Entre os primeiros modelos lançados e mostrados no evento, destacam-se modelos exclusivos para dispositivos portáteis, as GeForce RTX 4060 e RTX 4050 que trazem como inovação Inteligência Artificial. No evento, Richard Cameron, Diretor de vendas da NVIDIA Brasil para a América do Sul, e Alexandre Ziebert, gerente de Technical Marketing da NVIDIA para a América Latina, mostraram todas as novidades e benefícios que a nova série de GPUs dedicadas traz para o usuário e como soluções com IA estão mudando o cotidiano do consumidor.
As novas placas de vídeo para notebooks vêm equipadas com tecnologias NVIDIA como o\u00A0DLSS 3, que usa inteligência artificial para criar novos quadros de alta qualidade, o que resulta em jogos com mais FPS e uma melhor experiência de jogo. O Nvidia Reflex, que diminui a latência do jogo tornando-o mais responsivo. Além do Ray Tracing, que graças à nova arquitetura Ada Lovelace, as placas de vídeo GeForce RTX Série 40 para notebooks entregam o dobro de desempenho permitindo reflexos e sombras mais realistas, trazendo uma imagem mais próxima da realidade para os jogos.
No evento, a NVIDIA destacou que as novas GPUs dedicadas para notebooks são importantes para todos os tipos de usuários, não apenas os gamers. Vários recursos como o NVIDIA Broadcast e os Studio Drivers, que oferecem milhares de soluções baseadas em inteligência artificial que melhoram o trabalho em várias áreas profissionais como criadores de conteúdo, editores de vídeo, engenheiros e arquitetos. De acordo com Richard Cameron, presidente da NVIDIA Brasil, a GPU se tornou a principal fonte de inovação nos notebooks, possibilitando aumentos de produtividade e desempenho muito altos em relação à geração anterior.
Aplicações como eye contact, que usa IA para fazer com que os olhos do usuário fiquem sempre olhando para a câmera, mesmo que ele esteja lendo alguma apresentação ou fazendo outra tarefa que exija sua atenção. Ou o Plano de Fundo Virtual, que usa IA para criar um efeito de chroma key de alta qualidade apenas com a câmera do notebook, são algumas destas inovações.

Divulgação