NVIDIA pode desafiar Apple e Qualcomm com novos chips ARM para PCs em 2025

Um novo relatório do DigiTimes sugere que a NVIDIA pode entrar no mercado de processadores para PCs com chips ARM em 2025, rivalizando diretamente com a Qualcomm e a Apple. Espera-se que esses chips, voltados para inteligência artificial e alta performance, sejam lançados para usuários corporativos em março e para o público doméstico em setembro do próximo ano. A plataforma deverá trazer uma combinação de CPUs de litografia de 3 nm fabricadas pela MediaTek, GPUs avançadas da própria NVIDIA e possivelmente até parcerias com marcas como a Dell. Bora entender melhor essa história?

Pois é, essa movimentação da NVIDIA não chega a ser uma surpresa completa. Durante uma entrevista em março de 2024, o CEO da empresa, Jensen Huang, deu uma pista sobre o lançamento ao mencionar que “novas informações” estariam disponíveis em 2025. Esse novo chip pode significar uma mudança estratégica importante, especialmente considerando a quebra de contrato entre a Qualcomm e a ARM para produção de chips Snapdragon personalizados. Com isso, a NVIDIA parece aproveitar a oportunidade para se posicionar como um competidor direto no setor de chips de alto desempenho para PCs.

Vale lembrar que a NVIDIA já tem experiência com tecnologias ARM, fornecendo plataformas para data centers e também para dispositivos móveis, como no caso do Nintendo Switch. Ao apostar em CPUs e GPUs próprias para computadores, a NVIDIA busca competir diretamente com a linha Apple Silicon e o recém-anunciado Snapdragon X Elite da Qualcomm.

GAMIWORK
Logo