Pix atinge 84% nas compras online e mostra a força do pagamento instantâneo no Brasil

Pix está liderando o cenário de pagamentos no Brasil, superando outros métodos nas transações online, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2024. O estudo revelou que o Pix foi utilizado por 84% dos internautas em suas compras pela internet, um salto significativo em relação aos 66% registrados em 2022. Em contrapartida, o tradicional cartão de crédito caiu de 73% para 67%, enquanto o boleto bancário teve uma queda acentuada, indo de 43% para apenas 24%. Outros métodos, como débito online, transferência e pagamento na entrega, permaneceram praticamente estáveis.

Pois é, o levantamento destaca que os entrevistados podiam selecionar todas as opções de pagamento usadas nos últimos 12 meses, motivo pelo qual a soma das porcentagens ultrapassa os 100%. A adesão ao Pix parece refletir a preferência dos brasileiros por um método de pagamento instantâneo e sem taxas para transações de menor valor. Além disso, enquanto o Pix cresce, outros métodos mais convencionais, como o boleto bancário, seguem perdendo espaço. Vale ressaltar que até métodos como pontos de fidelidade (10%) e cartões presente (5%) mantêm uma participação residual, sem grandes alterações.

A pesquisa TIC Domicílios 2024 também trouxe novidades sobre os canais de compra preferidos no país. Os aplicativos de lojas, incluídos pela primeira vez, já ocupam o segundo lugar, sendo usados por 65% dos consumidores. O uso de sites próprios das lojas, por outro lado, caiu de 59% para 35%, enquanto os marketplaces, como Amazon, Mercado Livre e Shopee, cresceram para 90% de preferência. O estudo sugere que as lojas tradicionais estão migrando para apps, oferecendo conveniência aos usuários móveis.

GAMIWORK
Logo