Pix por aproximação é liberado nas maquininhas do Itaú

O Itaú Unibanco anunciou que suas maquininhas de cartão da Rede, conhecidas como Laranjinhas, já estão preparadas para aceitar pagamentos via Pix por aproximação. Essa funcionalidade, que utiliza a tecnologia NFC, permite que o cliente realize pagamentos apenas aproximando o celular ou outro dispositivo móvel compatível do terminal de pagamento. Embora o lançamento completo da modalidade esteja previsto para 2025, o Itaú saiu na frente, disponibilizando a função antecipadamente em suas maquininhas.

Pois é, essa inovação promete agilizar o processo de pagamento em estabelecimentos comerciais. Com o Pix por aproximação, o tempo de transação deve cair de 36 para apenas seis segundos. Atualmente, pagar uma compra com Pix exige a leitura de um QR Code pelo app do banco, mas com o novo sistema, basta aproximar o dispositivo da máquina. Para os lojistas, isso significa menos filas e taxas menores em comparação com cartões de crédito ou débito, além de receber o valor de forma instantânea. Importante notar que a compatibilidade das Laranjinhas com o Pix por aproximação é válida para clientes de todas as instituições financeiras, e não apenas do Itaú.

No entanto, vale ressaltar que a funcionalidade estará disponível de forma gradual. O Itaú já iniciou o processo de liberação para seus clientes, que devem cadastrar a conta em uma carteira digital. Hoje, o Google Pay passou a suportar o Pix por aproximação, permitindo o uso da modalidade via Carteira do Google, também conhecida como Google Wallet. Esse serviço também foi liberado para clientes do C6 Bank e do PicPay. Com previsão de implementação completa para 2025, o Banco Central pretende estender a funcionalidade para mais bancos e serviços de contas digitais em breve.

GAMIWORK
Logo