Hiroki Totoki, presidente, COO e CFO da Sony, comentou recentemente sobre o fracasso do título Concord durante uma sessão de perguntas e respostas com investidores. Segundo Totoki, o hero shooter multiplayer não conseguiu conquistar o público, destacando que a companhia ainda está aprendendo a lidar com o mercado de jogos live-service. Ele apontou que o caso de Concord servirá como uma lição valiosa para futuros lançamentos, com foco em melhorar o processo de desenvolvimento para evitar erros semelhantes.
De acordo com Totoki, a Sony precisa ajustar suas práticas, como a realização de testes mais rigorosos antes de lançar novas IPs. “Estamos ainda em fase de aprendizado”, declarou através de um intérprete. “Para uma nova IP, não se conhece o resultado até que se experimente. Precisamos revisar nossos processos, incluindo testes internos e com usuários, além de reavaliar os prazos de lançamento.” Totoki também mencionou que a empresa buscará escolher janelas de lançamento mais estratégicas para seus títulos, evitando concorrência interna entre seus jogos e garantindo uma distribuição mais eficaz na plataforma.
Além de Totoki, o vice-presidente sênior Sadahiko Hayakawa destacou durante o Q&A a importância de compartilhar lições obtidas tanto com o sucesso de títulos como Helldivers 2 — que superou 12 milhões de cópias vendidas em menos de um ano — quanto com falhas como a de Concord. Hayakawa afirmou que a empresa pretende usar essas experiências para melhorar o desenvolvimento de futuros jogos, integrando práticas de adição de conteúdo pós-lançamento e escalabilidade de serviços. A ideia é construir um portfólio equilibrado entre jogos single-player, que são o ponto forte da Sony, e títulos live-service, que oferecem maior potencial de receita, mas também envolvem mais riscos no lançamento.