A United Airlines anunciou que começará os testes com o serviço de internet via satélite Starlink, da SpaceX, em seus voos a partir de fevereiro de 2025, com planos ambiciosos de integrar essa tecnologia em toda sua frota no futuro. A parceria entre as duas empresas foi revelada originalmente em setembro de 2024, com o objetivo de “estabelecer um novo padrão de conectividade a bordo”.
Lembre-se, o primeiro voo comercial equipado com Starlink está previsto para a primavera, em um modelo Embraer E-175. Ao longo de 2025, a United planeja implementar a tecnologia em sua frota regional de dois compartimentos e promete que, antes do final do ano, terá seu primeiro avião principal habilitado com Starlink. O serviço será oferecido gratuitamente para os membros do programa MileagePlus, com a promessa de melhorar significativamente a qualidade do Wi-Fi a bordo e abrir novas possibilidades de parcerias, como benefícios extras com serviços de streaming durante os voos.
Vale destacar que outras companhias aéreas, como Delta e Hawaiian Airlines, já estão explorando o uso do Starlink em suas operações. Desde o anúncio da SpaceX em 2022, que previa velocidades de até 350 Mbps para aviões, o serviço tem se expandido de forma acelerada. Além disso, em 2024, o Starlink demonstrou sua eficácia em situações críticas, como no suporte à comunicação após o furacão Milton nos EUA, além de lançar testes beta de um serviço de mensagens via satélite na Nova Zelândia.