Wayback Machine retoma operações completas após incidente de ataque DDoS
Internet Archive está de volta à ação, restaurando gradualmente serviços interrompidos após uma série de ataques de DDoS que derrubaram seus servidores em outubro. Na segunda-feira, a biblioteca digital sem fins lucrativos compartilhou uma atualização no X informando que o recurso ‘Save Page Now’ está novamente ativo no Wayback Machine. Essa funcionalidade permite que usuários salvem páginas da web para consultas futuras, recurso que havia sido suspenso durante o período de instabilidade no site. Bora conferir mais detalhes sobre o que foi restabelecido e o que isso significa para o acesso aos conteúdos online?
O Wayback Machine retomou suas operações em modo apenas leitura em 14 de outubro, mas agora já permite que os usuários voltem a carregar novas páginas na plataforma. Com isso, o serviço retorna à sua função completa de arquivamento, oferecendo a possibilidade de acessar páginas salvas e arquivar novos conteúdos a partir de outubro. Segundo o post no X, o sistema retomará o arquivamento das páginas da web desde 9 de outubro, data em que o site inteiro foi derrubado devido aos ataques.
Vale lembrar que os ataques de DDoS coincidiram com a divulgação de um incidente de segurança que expôs mais de 31 milhões de registros no Internet Archive. De acordo com o pesquisador de segurança Troy Hunt, responsável pelo serviço Have I Been Pwned?, especializado no monitoramento de contas comprometidas, é provável que esses incidentes tenham ocorrido por ações de múltiplas partes, sem relação direta entre si. Para mais informações, acesse o link.