Silent Hill f tem gerado polêmica antes mesmo de seu lançamento, sendo banido na Austrália devido ao seu conteúdo altamente perturbador. O Australian Classification Board (ACB) recusou a classificação do jogo, atribuindo-lhe o status de “RC” (Refused Classification), o que na prática impede sua comercialização no país
De acordo com a Konami, desenvolvedora do jogo, Silent Hill f aborda temas sensíveis como discriminação de gênero, abuso infantil, bullying, alucinações induzidas por drogas, tortura e violência gráfica. Esses elementos contribuíram para a decisão do ACB de recusar a classificação. Nos Estados Unidos, o jogo recebeu a classificação “M” (Mature) pela ESRB, devido a “sangue e mutilação, violência intensa e nudez parcial”
Entre as cenas descritas estão personagens sendo queimados vivos dentro de uma gaiola e partes do rosto sendo removidas durante rituais . Sem uma classificação oficial, Silent Hill f não poderá ser vendido na Austrália, a menos que sejam feitas alterações significativas em seu conteúdo. Essa situação levanta debates sobre os limites da representação de violência e temas sensíveis nos videogames e sua regulamentação em diferentes países.