Nesta terça-feira (29), a Defesa Civil de São Paulo lançou um total de 34 alertas por meio do sistema Cell Broadcast. A maioria dos avisos, 28 no total, foi motivada pelo calor extremo e baixa umidade do ar, enquanto seis alertas indicaram cuidados especiais nas cidades atingidas por tempestades.
As condições climáticas no estado refletem o fenômeno El Niño, que provoca o bloqueio da umidade da Amazônia e a chegada de frentes frias do Atlântico Sul. Esse cenário gera variações bruscas no tempo, com períodos de calor intenso seguidos de tempestades.
Durante a noite e madrugada, um cavado meteorológico associado à queda de pressão e à aproximação de uma frente fria deve intensificar as tempestades. Cidades como Piedade, Gabriel Monteiro, Clementina, Bebedouro, Euclides da Cunha Paulista, Teodoro Sampaio, Pirapozinho, Presidente Epitácio e Mirante do Paranapanema estão entre as regiões sob alerta para chuvas fortes.
Ao longo da tarde, diversas regiões, incluindo Assis, Marília, Dracena, Bauru, Olímpia, Mogi Guaçu e outras, receberam mensagens alertando para a baixa umidade do ar, que eleva o risco de queimadas e incêndios florestais, principalmente no norte do estado.
Com essa combinação de calor intenso e instabilidade, a população deve manter atenção redobrada às condições meteorológicas e seguir as orientações da Defesa Civil. A tendência é que esses episódios climáticos continuem a impactar a rotina em São Paulo nos próximos dias.
Essa série de alertas reforça a importância da preparação para extremos climáticos, mostrando como fenômenos naturais influenciam diretamente a segurança e o bem-estar das cidades paulistas. Ficar informado é fundamental para enfrentar esse período com mais tranquilidade.




