Qualcomm revela como óculos inteligentes vão além dos smartwatches
A Qualcomm parece estar otimista quanto ao futuro dos óculos inteligentes e a maneira como a tecnologia pode transformar a interação das pessoas com o mundo. Durante o Snapdragon Summit 2024, realizado no Havaí, a empresa mostrou óculos de design arrojado – uma fusão de estilo futurista com toques cyberpunk – projetados para responder perguntas sobre o que o usuário observa. Segundo o vice-presidente sênior, Alex Katouzian, a proposta de longo prazo é que esses óculos utilizem inteligência artificial embarcada, conectada a dispositivos como smartphones, para entregar uma experiência de realidade aumentada (AR) e realidade mista (XR) aprimorada. A aposta da Qualcomm é que seus chips se tornem a força motriz dessa tecnologia, que ainda está engatinhando, mas promete uma nova forma de interação com o ambiente.
A Qualcomm vê um caminho claro para o futuro, onde os óculos inteligentes evoluirão para simplificar as interfaces, relegando os apps a um papel secundário. Katouzian destaca que essa revolução virá por meio de “IA Agentes”, que atuariam com base em uma vasta gama de informações dos dispositivos do usuário. Os óculos, mais do que smartwatches, parecem ser o próximo passo em potencial, com a recente popularidade dos óculos Ray-Ban Meta, que adotaram o chip AR1 Gen 1 da Qualcomm. Com funcionalidades mais simples – como assistente de voz para consultas, fotos e vídeos – essa parceria impulsionou o mercado de óculos com IA, com vendas superiores a dez vezes as expectativas iniciais.
Contudo, há desafios a superar. Segundo Katouzian, os óculos inteligentes ainda enfrentam limitações, como o consumo de bateria, dificultando o uso prolongado de IA embarcada. A solução temporária é dividir o processamento com smartphones. Na visão da Qualcomm, com melhorias nos chips e maior adesão dos desenvolvedores ao Snapdragon Spaces, as inovações tecnológicas na relação entre óculos e celulares continuarão avançando. Embora ainda esteja longe de se tornar comum, o crescimento desse mercado é visto como apenas o começo.