Estável e elogiado por suas experiências narrativas, o Tequila Works entra agora em um novo capítulo marcado por incertezas. A desenvolvedora espanhola, conhecida por títulos como Rime, Gylt e Deadlight, iniciou o leilão de suas propriedades intelectuais e ativos após declarar insolvência em novembro de 2024. Os itens estão disponíveis na plataforma espanhola Escrapalia, incluindo não apenas os direitos sobre seus jogos lançados, como também projetos ainda em desenvolvimento e até a marca registrada do estúdio.
Pois é, pra quem acompanha a cena indie, isso chama atenção. Além dos títulos já conhecidos, os lotes incluem demos jogáveis (vertical slices) de projetos inéditos como The Ancient Mariner, Dungeon Tour e Brawler Crawler. Os lances iniciais são modestos: cerca de €15.500 para o direito sobre Rime e cerca de €305 por cada um dos IPs inéditos. Ainda estão no pacote o site oficial do estúdio, seus perfis nas redes sociais e o nome Tequila Works como marca comercial.
A Tencent, que se tornou acionista majoritária da empresa em março de 2022, tentou investir na expansão de IPs originais, mas nem isso foi suficiente para frear a crise provocada pelas “condições prolongadas de mercado”. O encerramento das atividades da empresa e a decisão pelo leilão podem representar uma oportunidade rara para editoras ou estúdios interessados em adquirir IPs consolidados e projetos com potencial de desenvolvimento. Os leilões seguem abertos até 14 de maio de 2025.